Poucos músicos conseguem imprimir sua identidade em uma canção a ponto de qualquer regravação ou releitura posterior (ou até mesmo a versão original) soar incompleta ou pouco satisfatória. E isso aconteceu com Natalie Imbruglia, a australiana que conquistou o coração do mundo com o hit Torn há quase duas décadas atrás.
Entretanto, a canção de Natalie é uma versão do original gravado em 1995 pela banda norte-americana Ednaswap e, em 1996, pela cantora norueguesa Trine Rein. Mas, não teve jeito! Apenas em 1997, em baladinha pop romântica gravada por Miss Imbruglia, a música ganhou o mundo e projetou a artista em todo o globo.
Depois da versão de Natalie, foram registradas cinco regravações:
- uma versão em português da banda brasileira Rouge em 2005, com o título de O Amor é Ilusão
- a de Cassadee Pope na audição às cegas do The Voice americano em 2012
- a da banda argentina Agapornis em 2013
- a da banda australiana Hands Like Houses em 2014 (talvez a melhor versão depois do hit de Natalie)
- a do cantor britânico James TW em 2016
E nenhuma delas conseguiu chegar nem perto da repercussão mundial que o hit de Natalie alcançou. Por causa disso, Torn pode ser considerada a canção de Natalie Imbruglia. Além de imprimir uma identidade que superou até mesmo a versão original, qualquer regravação posterior é comparada com a dela.
Tido como “One Hit Wonder” por alguns críticos (coisa que este jornalista discorda veementemente), Torn é presença obrigatória nas listas de “pop singles” da década de 1990. Entretanto, vale ressaltar que a artista lançou várias faixas muito boas nos álbuns posteriores como:
- Lukas
- Counting Down The Days
- Scars
- Fun
- Instant Crush
- Friday I’m in Love (isso mesmo: a música do The Cure, só que em uma deliciosa versão country americano)
- That Day
- Build it Better
- Maybe It’s Great
Seu último álbum, Firebird, é um excelente alento em um mercado cada vez mais repetitivo e cheio de fórmulas prontas. Mas, infelizmente todas elas tiveram o brilho escondido pelo grande sucesso desta linda morena australiana e seus lindos olhos azuis: Torn!
Seja o primeiro a comentar